Aperçu #17
um provável novo patrimônio da humanidade, uma novidade na ilha do ferro, dois filmes, um podcast e um livro

Neste mês de fevereiro, o Ministério da Educação e Cultura da Finlândia protocolou junto a UNESCO o pedido de reconhecimento da obra arquitetônica de Alvar Aalto como Patrimônio da Humanidade. O conjunto da obra engloba treze edifícios: Studio Aalto; The Aalto House; Finlandia Hall; National Pensions Institute (headquarters); House of Culture; Jyväskylä University Campus Area; Muuratsalo Experimental House; Paimio Sanatorium; Seinäjoki Civic Centre; Sunila Pulp Mill Residential Area; Säynätsalo Town Hall; Villa Mairea; e Church of the Three Crosses (Vuoksenniska Church), todos na Finlândia. A decisão da UNESCO sai no ano que vem e eu estou torcendo muito para que seja favorável. Alvar Aalto é um dos mais importantes designers e arquitetos do século XX, e essa distinção da UNESCO, além de lhe conferir um merecido reconhecimento, também estimula o turismo cultural no país (que oferece muito mais do que aurora boreal).
Da Finlândia para terras brasileiras… Também neste mês de fevereiro, foi inaugurada na Ilha do Ferro, em Alagoas, a Trilha da Cachoeira: uma imersão em solos criativos. A nova atração do pequeno povoado, que se tornou um dos mais reconhecidos territórios criativos do Brasil, oferece uma experiência que une natureza e arte ao proporcionar uma caminhada pela caatinga ao longo da qual há instalações de obras de vários artistas da Ilha. O projeto tem o apoio do Programa Rumos Itaú Cultural 2023-2024. Eu, que já tinha uma vontade danada de voltar, agora estou contando os dias. Para quem vai a Alagoas e quer ir além das praias, a Ilha do Ferro (e outras localidades da região, como o município de Piranhas) é um excelente destino de turismo cultural. Palavra de alagoana ;)
Já se passaram alguns dias desde que assisti ao filme Conclave e não paro de pensar nos diálogos tão bem construídos e tão necessários a esses nossos tempos de intolerância e polarização em alta. Em especial, não paro de pensar na frase:
Certeza é a inimiga mortal da tolerância.
A Odisseia, novo filme de Christopher Nolan, é inspirado na obra homônima de Homero. As gravações, parte delas em Aït-Ben-Haddou, no Marrocos, já começaram e o lançamento está previsto para o ano que vem.
Já prevejo A Odisseia (o livro) em lugar de destaque nas livrarias e esse super clássico da literatura voltando à moda. Mas se você, assim como eu, não tem disposição para ler (ou reler) e quer conhecer (ou relembrar) a história original, sugiro escutar o podcast Noites Gregas; o professor Cláudio Moreno é mesmo muito bom em trazer para nós tudo que está neste livro :)Acabei de ler o livro Louis Vuiton: uma saga e descobrir que Monsieur Louis Vuitton, além de deixar um legado de artigos de viagem de excelência, deixou também uma história inspiradora de perseverança, força e superação. É uma biografia e tanto, toda contextualizada com os fatos históricos da época, na França e na Europa. Eu adorei conhecer uma série de coisas da época (meados do Século XIX e início do Século XX) relacionadas à arte, às inovações e às transformações sociais, além, óbvio de ter me sentido bastante inspirada pela trajetória de alguém que tinha tudo para ser vítima das circunstancias, mas escolheu superar todas elas.
Abraços,
Lu
Aaah que alegria receber suas dicas de novo por aqui 🥰